Remover os itens de plugins do menu do admin do WordPress sem utilizar nenhum plugin é quase tão simples quanto remover os itens padrões do WP. Mas para que eu precisaria fazer isso? São diversas as situações onde você não quer que um tipo de usuário específico tenha acesso a determinado plugin, que por padrão lhe da direitos de edição. Por esse motivo podemos desejar excluir items de plugins específicos. Então vamos lá:
Obs.: É importante que se use um tema filho (child) para que as alterações sejam mantidas após a atualização do tema, se seu tema não tiver um tema filho, faça um backup do functions.php de seu tema antes de atualizá-lo.
O arquivo que vamos mexer é o functions.php que está dentro da pasta /wp-content/themes/seutema/ e o código inserido será o seguinte:
1 2 3 4 5 6 7 8 |
function remove_menu_items() { //criamos uma função com o nome remove_menu_items que pode ser substituído por um nome a sua escolha if( current_user_can( 'administrator' ) ): //slug do role remove_menu_page( 'shareaholic-settings' ); //Shareaholic remove_menu_page('loco-translate'); // Loco Translator remove_menu_page('wpseo_dashboard'); // SEO by Yoast endif; } add_action( 'admin_menu', 'remove_menu_items' ); |
Explicando o código acima o role nada mais é do que a função que definimos a um usuário ao criá-lo, que pode ser os padrões do WordPress:
- administrador (slug: administrator)
- Editor (slug: editor)
- Autor (slug: author)
- Colaborador (slug: contribuitor)
- Assinante (slug: subscriber)
Leia mais em Remova itens de plugins do menu do admin do WordPress – WordPress & ETC