Divino Silva

< > Desenvolvedor Web < />




Entenda o arquivo .htaccess e Tudo o que Você Precisa Saber e mais um Pouco.

Publicado em 30 Março 2017 as 21:52 por Divino Silva

Bom galera ta ai um pequeno post explicando detalhadamente para que a utilização do .htaccess espero ter ajudado.


Um tutorial sobre como usar os arquivos .htaccess no Apache, incluindo autenticação de usuários, muito útil para quem mexe com servidores Web.

Tutorial Apache: htaccess

O htaccess é um arquivo de configuração de acesso do servidor Apache.

Com ele é possível configurar várias funções de acesso dos usuários a um diretório específico e atrbuir estas regras aos subdiretórios subsequentes.

Sendo a utilização de alguns parâmetros de configuração fortemente recomendado para otimização de sites.

Mundo SEO

Entenda o arquivo .htaccess

O .htaccess é um arquivo especial para o Apache.
Quando um usuário está navegando por alguma página do seu site, para todo diretório que ele tentar acessar, o Apache procura primeiro pelo tal do arquivo .htaccess e se encontrar, verifica se existe alguma restrição ou configuração especial.
Wiki Hostnet

Confira 20 dicas e truques extremamente úteis do .htaccess

O .htaccess é, basicamente, um arquivo de configuração utilizado em servidores web, como o Apache, por exemplo (seu nome vem de “hypertext access“).
O arquivo funciona a nível de diretórios e permite que administradores gerenciem e manipulem configurações e acessos de forma descentralizada.

Código Fonte

Protegendo suas páginas com .htaccess do Apache

O .htaccess é um arquivo de configuração distribuído (já que pode ser usado em vários diretórios), sendo seu uso relacionado a webservers em geral, principalmente o Apache.
Um arquivo, contendo uma ou mais diretivas de configuração, quando colocado dentro de um diretório, aplica essas diretivas a ele e a todos sub-diretórios, tendo essa nova configuração prioridade sobre a estabelecida para este diretório no httpd.conf.

Lembrando que você pode também mudar o nome do .htaccess para .config, por exemplo, através da diretiva AccessFileName do Apache (necessário permissão para isso).

Entre as várias utilidades desse arquivo de configuração (.htaccess), vamos destacar algumas abaixo, com relação a segurança de páginas ou sites na internet:

[Dicas-L] Software Livre e GNU/Linux

Parceiros - 2017


Divino Silva