Chrome 68 a partir de hoje, mostra sites usando o padrão HTTP como não-seguros

A Google lançou recentemente a versão 68 do navegador Google Chrome, que agora exibe sites utilizando o padrão sem criptografia HTTP como “não-seguros”.

A medida vem sendo planejada pela Google há bastante tempo e agora finalmente está sendo implementada.

Além de mostrar o aviso que o site não possui criptografia, o Chrome exibe uma mensagem alertando o usuário de que o domínio pode sofrer com ataques e invasões.

Os sites utilizando um certificado HTTPS válido recebem um cadeado verde ao lado do domínio, junto da palavra “seguro” e uma mensagem dizendo que a criptografia do site mantém a troca de dados pessoais protegida.

Para quem ainda não migrou para o HTTPS, é altamente recomendado fazer isso para não perder espaço nas pesquisas do Google e manter a confiança do público.

A partir de setembro, o navegador vai considerar o HTTPS como padrão e, na versão 70, vai começar a marcar sites inseguros com um triângulo vermelho ao lado do domínio.

Para migrar seu site para o padrão HTTPS, contrate um Certificado SSL ou caso já seja um cliente  o certificado Let’s Encrypt gratuitamente.

O Chrome 68 já está disponível para download no site oficial do navegador.

A versão mobile do browser também recebeu novidades e agora possui o recurso de isolamento de sites, que mitiga a vulnerabilidade Spectre.